Atenção pais, responsáveis pelos alunos, professores e demais funcionários.
Nesta sexta-feira não haverá aula em nossa escola devido à Parada da Rede. Discutiremos o Diagnóstico como mais uma etapa de construção de nosso Projeto Político Pedagógico.
Os horários das discussões são: 8h às 10h, 11h às 13h e 14h às 16h. Todos podem e devem participar deste momento importante que será essencial para definir nossas ações para os próximos anos.
Participe!
O texto com Diagnóstico sobre o qual discutiremos está na aba PPP Diagnóstico do nosso Blog.
Veja abaixo os documentos que nortearão nossa discussão.
Aos Gestores da Rede Municipal de Educação
Assunto: “CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO” - Orientações para a Realização da Parada da
Rede no dia 24 de outubro de 2014
Informamos a todos que, conforme previsto e já acordado em encontro formativo com o Prof. Celso Vasconcellos, no próximo dia 24 de outubro será realizada a “Parada” na Rede, com discussões em plenário para a definição do Diagnóstico das escolas. Nessa data as aulas na escola estão suspensas.
(...)
Por se tratar de atividade pedagógica e que contará com a presença da comunidade do entorno escolar, o dia da “Parada” será considerado letivo.
Desejamos uma ótima “Parada” nas escolas. Estamos certos de que esta é mais uma ação que fortalecerá nossa esperança na construção de uma escola verdadeiramente democrática e de qualidade social para todos e todas.
Secretaria Municipal de Educação
Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS DISCUSSÕES EM PLENÁRIO NA
“PARADA” DA REDE
O objetivo deste texto é orientar as equipes na preparação de mais uma etapa de sistematização do PPP, nesta ocasião o Diagnóstico das EPGs. Desde o início de 2013, fizemos uma série de encontros para a construção do Projeto Político-Pedagógico de cada uma das escolas.
Foram realizadas algumas fases desse processo. A primeira consistiu na apresentação da proposta e na resposta dos gestores às questões que poderiam compor as dimensões do Marco Referencial, com base nas quais foi elaborado o Caderno de Orientação Metodológica para subsidiar a condução do trabalho posterior; a segunda se realizou pelas respostas individuais às questões do Marco Referencial pelos envolvidos na escola; e a terceira consistiu na sistematização das respostas pelas equipes da própria escola, seguida do envio do documento à Secretaria Municipal de Educação (SME) para análise e validação pelas duplas de acompanhamento.
Neste ano, durante o primeiro semestre, debruçamo-nos na construção das questões destinadas ao Diagnóstico. Foram encontros com o Professor Celso Vasconcellos destinados à sensibilização, respostas individuais, sistematização e identificação das necessidades. Também realizamos encontro com as(os) Coordenadoras(as) Pedagógicas(os), no âmbito do Programa Saberes em Rede, para reflexão sobre o material de sistematização trazido das escolas, à luz da metodologia do planejamento participativo, para utilização em plenário.
Para este momento, o objetivo é que as equipes viabilizem a produção sistematizada e realizem a discussão em plenário (ou plenárias) para definição do Diagnóstico da Escola.
Orientações referentes à realização das discussões em plenário
Relacionamos as seguintes orientações para a realização das discussões em plenário em três passos:
1. Fazer uma explicitação (contextualização) de todo o processo de elaboração do Diagnóstico, explicando a todos como foi feito o trabalho de síntese (organização das respostas e elaboração do texto);
2. Fazer uma leitura integral do documento, sem explicar, pois o texto deve ser capaz de comunicar por si; caso falte clareza, isso será objeto de discussão em plenário;
3. Fazer uma análise do conteúdo, discutindo o texto; este é o momento em que se apresentam as discordâncias, as opiniões, acontece o debate e as modificações no texto são feitas.
O objetivo da discussão em plenário é buscar o consenso e não a fragmentação. Por isso, sugerimos evitar votações, pois este expediente, embora democrático, enfraquece a formação da opinião por incorporação. Trabalhar o consenso é fundamental para a construção de um projeto de escola que seja verdadeiramente coletivo.
Se durante os trabalhos do plenário a discussão se estender demasiadamente, sugere-se suspender as atividades, formar pequenos grupos, dirimir as questões e depois retomar. Isso possibilita a participação de todos e agiliza os trabalhos.
Como suporte, sugerimos a consulta ao Caderno de Orientação Metodológica - 2 sobre a elaboração do Diagnóstico.
Orientações específicas de preparação para as discussões em plenário
A equipe de coordenação deve ter bastante habilidade para conduzir os trabalhos do plenário. Para subsidiá-la, sugerimos alguns passos fundamentais:
Distribuir a todos uma cópia do texto sistematizado, com antecedência, solicitando às pessoas que cheguem ao plenário com as principais observações anotadas e, sempre que possível, já com proposta concreta de alteração do texto;
Preparar-se para explicitar as contradições encontradas no texto à medida que forem aparecendo no plenário;
(No caso de realização de várias plenárias em vista da dificuldade de ter todos os grupos em um único horário) levar ao grupo posterior as discussões e consensos realizados nos grupos anteriores;
Ter uma Comissão de Redação para registrar todas as observações que integrarão o texto final do Diagnóstico, isto é, os consensos do plenário; é desejável que a Comissão tenha, pelo menos, uma pessoa representante de cada segmento participante.
Toda a discussão deve estar orientada por três aspectos básicos:
1. Fidelidade, procurando captar o reconhecimento das pessoas em relação ao texto, estimulando-as a se manifestar;
2. Técnica, garantindo que o texto esteja coerente com o que se refere à estrutura do Diagnóstico;
3. Conteúdo, verificando se a redação expressa a mensagem que cada um deseja para cada dimensão do Diagnóstico e percebendo se o texto está de acordo com a vontade coletiva.
Desejamos a todos uma ótima “Parada” e que continuemos no caminho que nos tem levado à construção de uma escola voltada para a qualidade social da educação.
Secretaria Municipal de Educação
Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas
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