domingo, 12 de abril de 2015

Identidade - Berçário II (Manhã)

Quem passa pelos corredores da nossa escola pode ver uma linda árvore repleta de mãozinhas. Essa obra é fruto do projeto Identidade, bolado pelas professoras Elaine, Eloísa e Késsia, junto com a turminha do Berçário II (Manhã). Veja abaixo o Projeto das professoras e as imagens, para matar a curiosidade dos pais e para dar ideias aos colegas educadores.


Identidade

Todo ser humano é um sujeito social, e faz parte de uma organização familiar. Trabalhar a identidade das crianças é importante para que desenvolvam reconhecimento da própria imagem, obtendo informações significativas para a construção de uma autoestima positiva, e se faz necessário para que percebam que somos únicos, que um não é igual ao outro, tecendo laços de afetividade, respeito e compreensão à capacidade de se relacionar com as outras pessoas.
Com base nessa perspectiva começamos o ano letivo trabalhando a identidade das crianças.

A turminha do berçário II A manhã realizou as atividades do projeto com muita empolgação e divertimento. Todos tiveram participação ativa e ficaram encantados com o resultado de suas próprias produções, principalmente com a atividade do contorno do corpo. Cada um cuidou com muito carinho do seu próprio corpinho.

Eixos trabalhados:

  Corpo e Movimento:
- Familiarizar-se e apropriar-se da imagem de seu.
  Interação Social:
- Desenvolver e ampliar a capacidade de comunicação, interação social e afetividade.
  Autonomia e Identidade:
- Construir uma imagem positiva de si, conquistando a autoconfiança, considerando aspectos como afetividade, autocuidado, iniciativa, autonomia nas escolhas, entre outros;
- Desenvolver capacidade de argumentação e de levantar hipóteses;
- Reconhecimento de si e do outro como membro de um grupo;
- Reconhecimento de si pela própria imagem.
  Comunicação e Expressão:
-Desenvolver a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, por meio das diversas linguagens nas diversas situações do cotidiano.
  Linguagem Matemática:
- Classificar e comparar desenvolvendo o conceito de semelhanças, diferenças, cores, formas, texturas, tamanhos.
  Natureza e Sociedade:
- Aprender a conviver e relacionar-se, respeitando as características físicas, sociais, culturais, de gênero, étnicas etc.
  Artes:
- Desenvolver a espontaneidade, a imaginação, a criação, a expressão e a sensibilidade;
- Conhecer e expressar as diferentes formas de linguagem e comunicação, ampliando o conhecimento de mundo e de cultura;
- Valorizar suas próprias produções e as de outras crianças.

Atividades realizadas:

-Roda de conversa;
-Roda de musica (cabeça, ombro, joelho e pé);
-Contorno e pintura do corpo;
-Manuseio de revistas;
-Recorte e colagem;
-Caixa espelhada (caixa fechada com espelho no fundo, onde as crianças se olhavam uma por vez através de um orifício);
-Pintura das mãos na confecção de um painel;

Veja algumas imagens:


























Um comentário:

Seja bem vind@! Não esqueça de deixar seu nome registrado no comentário ou faça seu login em sua conta do Google.
Obrigad@ pela sua participação =]