Quem passa pelos corredores da nossa escola pode ver uma linda árvore repleta de mãozinhas. Essa obra é fruto do projeto Identidade, bolado pelas professoras Elaine, Eloísa e Késsia, junto com a turminha do Berçário II (Manhã). Veja abaixo o Projeto das professoras e as imagens, para matar a curiosidade dos pais e para dar ideias aos colegas educadores.
Identidade
Todo ser humano é um
sujeito social, e faz parte de uma organização familiar. Trabalhar a identidade
das crianças é importante para que desenvolvam reconhecimento da própria
imagem, obtendo informações significativas para a construção de uma autoestima
positiva, e se faz necessário para que percebam que somos únicos, que um não é
igual ao outro, tecendo laços de afetividade, respeito e compreensão à capacidade
de se relacionar com as outras pessoas.
Com base nessa
perspectiva começamos o ano letivo trabalhando a identidade das crianças.
A turminha do berçário
II A manhã realizou as atividades do projeto com muita empolgação e
divertimento. Todos tiveram participação ativa e ficaram encantados com o
resultado de suas próprias produções, principalmente com a atividade do
contorno do corpo. Cada um cuidou com muito carinho do seu próprio corpinho.
Eixos trabalhados:
Corpo e Movimento:
Corpo e Movimento:
- Familiarizar-se e apropriar-se da imagem de seu.
Interação Social:
- Desenvolver e
ampliar a capacidade de comunicação, interação social e afetividade.
Autonomia e Identidade:
- Construir uma
imagem positiva de si, conquistando a autoconfiança, considerando aspectos como
afetividade, autocuidado, iniciativa, autonomia nas escolhas, entre outros;
- Desenvolver
capacidade de argumentação e de levantar hipóteses;
- Reconhecimento de si e do outro como membro de um grupo;
- Reconhecimento de si pela própria imagem.
Comunicação e Expressão:
-Desenvolver a
capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, por meio das
diversas linguagens nas diversas situações do cotidiano.
Linguagem Matemática:
- Classificar e
comparar desenvolvendo o conceito de semelhanças, diferenças, cores, formas,
texturas, tamanhos.
Natureza e Sociedade:
- Aprender a
conviver e relacionar-se, respeitando as características físicas, sociais,
culturais, de gênero, étnicas etc.
Artes:
- Desenvolver a
espontaneidade, a imaginação, a criação, a expressão e a sensibilidade;
- Conhecer e expressar as diferentes formas de linguagem e comunicação,
ampliando o conhecimento de mundo e de cultura;
- Valorizar suas próprias produções e as de outras crianças.
Atividades
realizadas:
-Roda de conversa;
-Roda de musica
(cabeça, ombro, joelho e pé);
-Contorno e pintura do
corpo;
-Manuseio de revistas;
-Recorte e colagem;
-Caixa espelhada
(caixa fechada com espelho no fundo, onde as crianças se olhavam uma por vez
através de um orifício);
-Pintura das mãos na
confecção de um painel;
Veja algumas
imagens:
MARAVILHOSO, ME AJUDOU MUITO, OBRIGADA.
ResponderExcluir