quinta-feira, 21 de agosto de 2014

1º ano A - Jogo Gasta Cem Primeiro

A professora Cássia propôs para a turma do 1º A uma aula de Matemática diferente. Os alunos jogaram Gasta Cem Primeiro e aprenderam brincando. Veja as imagens da atividade, o relato da professora e as regras do jogo.
 
O objetivo do jogo Gasta Cem Primeiro é compreender o processo de desagrupamento.
Este jogo busca tratar da construção da noção do desagrupamento, da contagem regressiva e da comparação inversa (agora ganha quem tem menos). Saber que cada vez que tiramos uma quantidade de um grupo, este tem que ser desfeito, pois não possui mais a quantidade que o constitui.
Ao realizar esta aividade, a criança desagrupa, ao retirar a liga (elástico) faz contagem, realiza subtração, compara quantidades e trabalha o princípio da reversibilidade de pensamento, conforme os estudos de Jean Piaget, quando percebe que o desagrupamento é o inverso do agrupamento.
 
Objetivo do jogo:
Devolver ao pote todos os palitos, ficando com zero palito primeiro.
 
Materiais:
1 pote vazio no centro da mesa de jogo;
100 palitos de sorvete para cada jogador;
11 ligas elásticas
2 dados
 
Número de jogadores: 2 ou 4 alunos
Indicação: alunos do 1º ao 3º ano.
 
 
Regras do jogo:
 
Para preparação do jogo, cada jogador organiza seus palitos num grupão, ou seja, dez grupos de dez palitos.
 
Na primeira rodada:
Cada jogador na sua vez deve lançar dois dados e retirar de seus grupo a quantidade de acordo com o valor indicado pelo total de pontos dos dados.
Ao longo do jogo, cada jogador vai conservando consigo as ligas elásticas soltas.
Ao concluir a organização de seus palitos soltos e grupos, passa os dois dados para o colega dizendo: "Eu te autorizo a jogar".
Chegando ao final do jogo, quando o jogador tiver menos de dez palitos passa a jogar apenas um dado quando chegar sua vez. Se o valor do dado for maior do que de palitos, o jogador perde a vez.
Quando um jogador consegue ficar sem nenhum palito é declarado o primeiro ganhador.
 
 





 
 
Avaliação
 
Procurar observar se a criança:
  • Faz correspondência entre o valor obtido nos dados e a quantidade de palitos;
  • Soma os valores e pega palitos correspondendo ao valor total ou se pega a quantidade correspondente a cada dado, juntando depois;
  • Consegue identificar, no final do jogo, quando o valor obtido no dado é maior do que a quantidade de palitos que se tem, compreendendo que nesta situação perde-se a vez de jogar.

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