Mais uma vez a turminha das professoras Elaine e Késsia aparece aqui no blog pra compartilhar uma atividade muito interessante. E importante! Afinal, o trabalho com letramento deve acontecer desde sempre na vida da criança. Veja abaixo o relato do trabalho das professoras e imagens da turma.
A partir do nascimento
a criança já esta inserida em um ambiente letrado (não significa que a criança
sabe ler e escrever, e sim que tem contato com a escrita), e isso desperta
muitas curiosidades e perguntas em torno dos símbolos escritos e seus significados.A escola deve proporcionar
um ambiente lúdico onde a criança pode brincar com a linguagem escrita e
descobrir suas semelhanças e diferenças com a linguagem oral.Durante a nossa chamada
ilustrada, observamos que a turma tinha grande interesse na escrita de seu
próprio nome, no nome dos colegas, e começavam a identificá-los. Então decidimos
brincar um pouco mais com o nome e oferecer novos desafios às crianças, pois a
partir do nome próprio a criança consegue estabelecer comparações e identificar
outras palavras. As crianças se apaixonaram pelas atividades
que envolveram seu nome. O resultado foi maravilhoso.
- Chamada ilustrada (realizada diariamente durante todo o ano).
- Reconhecer a letra inicial do nome em diferentes portadores de texto (através da música da dona aranha, a criança identificava a letra inicial do nome e circulava).
- Identificar a escrita do nome (com placa do nome e letras móveis).
- Identificar a escrita do nome (com placa do nome e letras em EVA coladas em prendedores previamente pintados pelos alunos).
- Mesa educacional (a criança identificava a letra do nome, colocava na mesa educacional e escutava o som da letra do seu nome).
- Quebra-cabeça do nome (a criança montou e colou seu nome previamente colorido por ele e recortado pela professora).
Que trabalho lindo,parabéns professoras!!!
ResponderExcluirMãe Meire Rose Dias.
Obrigada Meire!
ResponderExcluir